Projetos

Mesa Redonda: “Paisagens Culturais em 90 anos da UFV”

Aconteceu no dia 20 de maio de 2016, no Auditório da Biblioteca Central da UFV, uma mesa redonda com o tema “Paisagens Culturais nos 90 anos da UFV”, durante a programação da 14ª Semana Nacional de Museus.
O evento contou com a presença do professor do Departamento de Geografia da UFV Leonardo Civale, que falou sobre “A construção do olhar e a ilusão de profundidade: a paisagem como escritura e como cenário”. A historiadora Walkiria Maria de Freitas Martins, que abordou o tema “O patrimônio histórico-cultural na paisagem urbana de Viçosa, MG: reflexões sobre memória, identidade e cidadania”. E Gustavo Soares Sabioni, autor e co-autor de várias publicações sobre a história da Universidade Federal de Viçosa, que falou sobre os “Primórdios da Universidade Federal de Viçosa”.

As apresentações dos mediadores da Mesa Redonda podem ser baixadas gratuitamente (direitos autorais deverão ser mencionados):
“A construção do olhar e a ilusão de profundidade: a paisagem como escritura e como cenário” – Leonardo Civale;
“O patrimônio histórico-cultural na paisagem urbana de Viçosa, MG: reflexões sobre memória, identidade e cidadania” - Walkiria Maria de Freitas Martins
“Primórdios da Universidade Federal de Viçosa” - Gustavo Soares Sabioni.

 

Pinacoteca da UFV

Projeto Arte Digital: interlocução entre memória e arte por meio de novas tecnologias

A fachada do Museu Histórico e Pinacoteca da UFV recebem projeções em sua fachada desde 2013. No ano seguinte,  foi aprovado o projeto Arte digital: divulgação, qualificação e elaboração de performances. O projeto contemplou projeções atreladas a exposições da Pinacoteca, relacionando diferentes tipos de manifestações artísticas; a criação de uma animação destinada ao público infantil atrelada à elaboração de um caderno de atividades que complementava, em linguagem lúdica, a absorção de conhecimento sobre projeções, arte digital e animação e a elaboração de material didático para curso de capacitação em projeções, em forma de apostila.

Em 2015 o projeto foi, novamente, contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Cultura e Arte Universitária – PROCULTURA. O projeto continua realizando projeções na fachada do Museu Histórico e Pinacoteca da UFV durante os eventos de abertura de exposições e, além das capacitações, realizará uma projeção comemorativa dos 89 anos da Universidade Federal de Viçosa.

Museu Histórico da UFV

Projeto Preservação e acesso às Fotografias sob posse do Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa.

O projeto é desenvolvido pelo Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa em parceria com o Arquivo Central Histórico da UFV. O Museu é estritamente biográfico e colabora com a composição da memória da Universidade, uma vez que ele abrange os três períodos constitutivos de sua organização: Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), de 1926 a 1948; o período correspondente à Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), de 1948 a 1969; e a atual Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir de 1969. O objetivo desse projeto é recuperar as unidades fotográficas e utilizá-las no sentido de promover e divulgar a memória da instituição e seus valores patrimoniais, além de colaborar para a difusão cultural e de extensão da universidade, bem como a interação das comunidades da UFV e de Viçosa. Para isso, foi realizado um diagnóstico situacional, bem como a higienização das fotografias e planificação daquelas que estavam retorcidas devido à oscilação de temperatura e exposição à alta umidade relativa do ar existente no local onde estavam alocadas. Além disso, fora criada uma listagem provisória na qual se inseriu informações sobre as fotos que estavam sem nenhum tipo de identificação. Também foi criado um instrumento de pesquisa (inventário – ferramenta arquivística de identificação, indexação e otimização do acesso) em que cada foto foi inserida em um Banco de Dados, e recebe um código que reflete a ação ou subdivisão que a fotografia represente e esteja estipulada no Quadro de Arranjo

Endereço

Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa
Secretaria de Museus e Espaços de Ciência da UFV (SEMEC)
(31) 3899-2498 | museus@ufv.br
Av. PH Rolfs, s/n – Viçosa/MG
CEP: 36570-900

Facebook - Logo

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress